Editorial

 

A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa (Prof. Dr. Hilton Japiassu, UFRJ).

 

O LIPH Science Journal divulga produção acadêmica e profissional, desde o seu lançamento em 2014, e com pioneirismo, abre espaço para a polêmica científica, na modalidade Recensão.

Em comemoração ao primeiro aniversário da sua existência, o LIPH Science Journal realizou a Internacional Conference Primum Non Nocere, que aconteceu em Uberaba-MG, Brasil, na memorável data de sete de agosto de 2015, com a presença do Prof. Dr. Joseph Willian Gordon, renomado cientista da University of Manitoba (UofM), Canadá, tendo como intérprete mestranda da UofM Simone Cristina da Silva Rosa, graduada na Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM). Destacaram-se também acadêmicos e profissionais que fizeram a exposição do Poster Presentation, exclusivamente em inglês.

Durante o evento internacional o LIPH Science Journal realizou a Solenidade de entrega do Prêmio “Primum Non Nocere”, presidida pelo Prof. José Valério Lopes dos Santos, Sacerdote Ortodoxo de Brasília, e membro do “Primum Non Nocere Award Internacional Committee”.

O Prêmio “Primum Non Nocere” foi concedido à UFTM e entregue a maior autoridade da respectiva instituição presente na Conferência, o Excelentíssimo Ouvidor Leovaldo Cassimiro, tendo sido protocolado no Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal. E, efetuando-se a formalidade de Entrega do Prêmio à Magnífica Reitora perante o Conselho Universitário em 30 de setembro 2015. Além de homenagear os 10 anos da existência da UFTM.

Um especial destaque merece o apoio dado ao Evento pelo Dr. Cláudio Júlio Fontoura, para traçar as estratégias de Cooperação Internacional entre o LIPH Science Journal e a UofM.

Agradeço também a presença de representantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), UofM e da Catedral Ortodoxa de Brasília.

Em versão exclusivamente eletrônica, o LIPH Science Journal possui contribuições originais e escopo na interdisciplinaridade das ciências, tendo transferido o acervo, em outubro de 2015, para um servidor nos USA e convertido o domínio para www.liphscience.com

No LIPH Science Journal, o Leitor constata automaticamente a experiência acadêmica ou profissional de cada um dos autores das produções científicas pelo acesso direto ao link do Currículo Lattes ou ReserchGate.

Em 2016, o Leitor terá a possibilidade de acessar o LIPH Science Journal móvel, em seu “Tablet” ou “Smartphone”. Ainda, visando a agilidade para a gama de publicações de produção científica acadêmica e profissional interdisciplinar em ciências, o LIPH Science Journal oferece serviço de tradução, revisão textual e/ou formatação, além de orientação de produções científicas por docentes universitários, pois uma produção científica faz do autor uma referência bibliográfica.

O LIPH Science Journal promove produção científica nas modalidades de artigo acadêmico ou profissional, trabalho de conclusão de curso, estudo de caso, recensão, relato de experiência, relatório técnico, revisão, dissertação, tese, pôster, entre outros.

A idealização da Sessão “Eureka”, oriunda do grego, tendo como significado a descoberta, é relativa à produção científica de graduandos, originada pela necessidade premente do desenvolvimento científico discente, desde as raízes do currículo acadêmico e razão de ser da existência de uma universidade. Essa ideia apoia-se em tradições que acompanham os cientistas desde os tempos de Arquimedes. O meu desejo como docente e Editora do LIPH Science Journal é que todos os graduandos possam um dia dar um grito “Eureka”.

 

Sintam-se todos convidados a participarem como leitores e/ou autores.

 

Cordialmente,

 

Nazaré Pellizzetti Szymaniak

Coordenadora da Disciplina de Enfermagem Cirúrgica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM

Líder do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Hospitalar da UFTM/CNPq

Editora do LIPH Science Journal