Editorial

Editorial

Em 3 de Setembro de 2016, no Tamareiras Park Hotel, em Uberaba-MG-Brasil, realizou-se a segunda edição do INTERNATIONAL CONFERENCE: PRIMUM NON NOCERE, cujo tema principal foi “Inovação em Microescala”, reunindo estudos, vivências, análises e interações de acadêmicas e profissionais, tendo como pontos de partida processos inovadores e práticas resultantes da criatividade em microescala, que se desenrolam a partir de um ponto base, considerando o que foi percebido em um universo reduzido, mas que pode e deve ser ampliado para um macro universo.

Primum Non Nocere é um termo latino da bioética conhecido como princípio da não maleficência, que significa “em princípio, não causar danos”. O termo filosófico encontra ressonância também em Hipócrates (460 a.C. – 377 a.C.), considerado o Pai da Medicina.

A Conferência Internacional foi organizada pelo LIPH Science Journal, com o apoio do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Hospitalar do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (LIPH-CNPq/ICS-UFTM), em parceria com várias instituições de ensino superior e empresarial da cidade e região.

O LIPH Science Journal instiga, oportuniza e apoia jovens acadêmicos, comunidade civil e laboral das mais diferentes áreas, para que de modo interdisciplinar, desenvolvam o empreendedorismo, e busquem suas indagações na formação de novos saberes, valores pessoais e coletivos, os quais fazem pensar e repensar as questões e a busca alternativa.  Assim, descobrir maneiras inovadoras orientadas pela filosofia Startup ou Lean Startup que, em última análise, é um conjunto de procedimentos utilizados no mundo empreendedor para desenvolver produtos, serviços e mercados. A filosofia Lean Startup, conhecida também como “Pensamento Enxuto” em empreendedorismo, pressupõe a gênese de protótipos, estudos e premissas hábeis e interdisciplinares para uma possível solução de uma situação-problema.

A apresentação dos trabalhos acadêmicos e laborais é exclusivamente em versão eletrônica, com fito na interdisciplinaridade das ciências, que propicia integração de conteúdos e capacidade metodológica rica, instigante, interessante, em uma visão global, progressista e libertadora, com a flexibilidade de interação entre os campos do conhecimento e da pesquisa, no diálogo entre os pares, e na articulação que potencializa a aprendizagem significativa.

Foram apresentadas três videoconferências, sendo: “CNPq Fostering to Innovation, especially Startups”, por Alexandre Guilherme Motta Sarmento, PhD, CNPq; “Start Up

Brazil Programm Management”, por Diônes Lima, Softex; “Recovery of precious metals from different kind of waste”, por Agnieszka Fornalczyk, PhD e Joanna Willner, PhD, ambas da Silesian University of Technology, Polônia, online e magnificamente traduzida pelo engenheiro Jaroslaw Szymaniak, Sócio-Gerente do JC Way Projetos e Produções Científicas Ltda.

No decorrer do evento, a editora do LIPH Science Jounal, Professora Doutora Nazaré Pellizzetti Szymaniak, foi homenageada com o Primum Non Nocere Award por relevantes trabalhos voluntários prestados em diversas áreas científicas com o objetivo de incentivar comunidades acadêmicas. Esse prêmio foi entregue pelo Prof. Eurípedes Humberto Borges, presidente do Internacional Committee of Primum Non Nocere Award, Coordenador da Cooperação Internacional do LIPH Science Journal, e docente das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU).

O LIPH Science Journal, cuja meta é difundir pesquisas científicas, encontra-se inserido nesse contexto global e tecnológico, disponibiliza e oferece oportunidades de apresentações e de publicações online nas modalidades: relatos de experiências, dossiês de pesquisas de campo, artigos acadêmicos ou profissionais, trabalhos de conclusão de curso, estudos de casos, recensão, relatórios técnicos, revisões, dissertações, teses ou pôsteres.

No evento ainda realizou-se um sorteio para o público presente, de uma joia JC Way exclusiva em prata de reciclagem de Elementos Eletrônicos Descartáveis (EED) no formato de anel, que faz parte da Coleção Brazilian Savannah, com design da jovem dinâmica e empreendedora Jana Maria Pellizzetti Szymaniak, também voluntária no LIPH Science Journal

O cenário do evento trouxe o fenômeno tecnológico para o mundo e uma gama de informações através de celulares, notebooks, tablets e outros dispositivos conectados à Internet, constituindo ferramentas de grande alcance hoje, e utilizadas pela maioria da comunidade científica e sociedade civil, pois nela se pesquisam e se publicam informações novas a todo momento.

Cordialmente,

Magna Aspásia da Silva Fontinele Godinho