Normas de Publicação

Normas de Publicação do LIPH Science Journal

 

Âmbito das Publicações

O LIPH Science Journal publica produções científicas abrangendo artigos científicos, trabalho de conclusão de curso, estudo de caso, iniciação científica, recensão, relato de experiência, revisão, relatório técnico, dissertação, tese, entre outros.

Escopo

O escopo do LIPH Science Journal é a interdisciplinaridade das ciências.

Conteúdo

O conteúdo da produção científica é de responsabilidade civil dos autores.

Sequência do Conteúdo

A sequência de apresentação do conteúdo da produção científica é (1º) título em inglês e português (2º) resumo em inglês e português (3º) palavras-chave em inglês e português (4) texto em inglês ou português.

Sequência do texto

A sequência do texto é (1) Introdução contendo a problemática e justificativa do estudo, (2) Objetivo, (3) Método, (4) Resultados, (5) Discussão, (6) Conclusão ou Considerações Finais (7) Referências (8) Anexos, (9) Apêndices. A discussão pode ser apresentada junto ou a seguir do resultado.

Ortografia

A escrita deve seguir as normas gramaticais, linguagem técnico-científica, evitando-se gírias ou similares. 

Conflito de Interesses

O Conflito de Interesses é de responsabilidade do(s) autor(es).

Paginação

A produção científica deve estar enumerada no canto superior direito do cabeçalho, com números cardinais. O número de páginas da produção científica é ilimitado.

Fonte

A fonte é arial.

Tamanho da Fonte

O tamanho da fonte é 12 para o título, subtítulo, texto e bibliografia; 10 para o nome dos autores, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, figuras, títulos de figuras, cabeçalho e rodapé.

Alinhamento

Alinhamento à esquerda para o título e subtítulos. À direita para o nome do(s) autore(s). Justificado para o texto e referências.

Espaçamento entre linhas

O espaçamento entre linhas é 1 para o título, cabeçalho, autores, resumo e palavras-chave (em português), abstract e key-words (em inglês), figuras e referências bibliográficas. O espaçamento do texto é de 1,5.

Margens

A margem superior, inferior, direita e esquerda é de 2,5 cm.

Parágrafos

Cada parágrafo dever ser apresentado sem margem e justificado. Entre um parágrafo e outro manter espaçamento de 1,5 cm.

Enumeração

Em caso de enumeração dos títulos e subtítulos é apresentada em números cardinais.

Língua de Publicação

A produção científica será apresentada em português ou inglês.

Negrito

O negrito é utilizado no título em português e inglês, no nome dos autores, nos termos resumo, palavras-chave, abstract, keywords, nos subtítulos e nos títulos das figuras.

Direitos Autorais

Trabalho de conclusão de curso, dissertação e tese têm autoria exclusiva de acordo com o Art. 27 da Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.

Cabeçalho

O cabeçalho deve apresentar a referência bibliográfica da produção científica no padrão do Mecanismo Online para Referências (MORE) disponível em http://www.more.ufsc.br/

Rodapé

No rodapé inserir a modalidade da produção científica acadêmica, especificando o nome dos orientadores, coorientadores e banca examinadora, seguido do nome da instituição, com a sigla entre parênteses.

Tradução

A tradução é de responsabilidade dos autores.

Autor(es)

Deve ser apresentado o nome completo do(s) autor(es), abaixo do título, alinhado à direita e em negrito. Deve ser enviado o link do Currículo Lattes, ResearchGate ou Institucional de cada autor, orientador, coorientador e banca examinadora. A apresentação dos autores estará disponibilizada no link O número de autores é ilimitado.

Figuras

O uso de figuras é optativo. As figuras incluem tabelas, gráficos, quadros, fotos, entre outros, e deverão ser incluídas no corpo do texto, podendo ser colorido. O título das tabelas deve ser superior à mesma, e inferior para as demais figuras. As figuras devem apresentar referência bibliográfica, inclusive no caso de própria autoria.

Problemática e justificativa do estudo

A problemática e justificativa do estudo deve ser apresentada ao final da introdução.

Hipótese

Deve ser apresentada antes do(s) objetivo(s), quando houver.

Conclusão

A produção científica deve apresentar conclusão ou conclusões, exceto na modalidade estudo de caso, relato de experiência ou recensão, em que devem substituídas por considerações finais. A conclusão deve corresponder ao objetivo.

Referências

O número de referências bibliográficas é ilimitado. A produção científica deve seguir única norma de referência bibliográfica, a critério do(s) autor(es), abaixo citadas:

 

ABNT

http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm

American Pychological Association (APA)

http://www.apa.org/

Estilo de Vancouver

http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html 

Modern Language Association (MLA)

http://www.mla.org/

 

Anexos

A apresentação de Anexos é optativa, devendo ser numerado de modo consecutivo. O Anexo corresponde aos materiais complementares ou comprobatórios. 

Apêndices

A apresentação de Apêndices é optativa, e deverá ser numerado consecutivamente. O Apêndice corresponde ao material elaborado pelo(s) autor(s).

Termo de Consentimento

O consentimento da publicação dos autores é emitido via email por um dos autores.

Revisão de Texto

É de responsabilidade do(s) autor(es) encaminhar a produção bibliográfica com revisão do texto em português e inglês.

Casos Omissos

Os casos omissos serão encaminhados ao Conselho Editorial.