Editorial

Nos dias 20, 21 e 22 de Outubro de 2017 ocorreu o II Encontro de Anatomia do Triângulo Mineiro, originado a partir de uma iniciativa das Ligas de Anatomia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade de Uberaba (Uniube), situadas em Minas Gerais, Brasil.

Esse evento regional contou com a participação de diversos profissionais da saúde, além de docentes e alunos de diferentes universidades da região do Triângulo Mineiro bem como de universidades localizadas nas cidades de Alfenas, São Carlos, Ribeirão Preto, São Paulo, Araraquara e Botucatu.

O evento permitiu uma importante troca de experiências em anatomia humana e suas aplicações clínicas nas áreas de Ciências da Saúde, além de ter proporcionado uma integração de Ligas Acadêmicas de Anatomia Humana também entre diferentes universidades do país.  

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras de professores que são referências na área de anatomia humana, bem como de participar de minicursos teórico-práticos em diversas áreas. 

Depois de um aconchegante coquetel de abertura, o Programa Científico contou com a apresentação de seis palestras, além da conferência de abertura apresentada pelo Dr. Teixeira da UFTM.  No segundo dia de evento o Dr. Bittencourt da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) abordou o tema “A importância da técnica de plastinação para o ensino”, seguida da palestra do Dr.Takase da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) com o tema “Neurogênese” e o Dr. Faria da UFU apresentou o tema “Neurocirurgia”. 

No segundo dia, o evento contou com a realização de seis minicursos. O Dr. Tedesco da Universidade de São Paulo (USP), ministrou o minicurso “Dissecação de olho”.  Dr. Takase (UFSCAR) ministrou o minicurso “Correlações clínicas dos pares de nervos cranianos trigêmeo V e facial VII”. Dr. Bittencourt (UFES) ministrou o minicurso “Técnicas de plastinação”. O Dr. Silva (UFTM) ministrou o minicurso “Anatomia palpatória”. Dr. Lombardi (UFTM) ministrou o minicurso “Bases de anatomia radiológica”. Finalmente, a Liga Acadêmica de Cirurgia da UFTM ministrou o minicurso ”Suturas”.

No terceiro dia do evento o Professor Luiz Otávio Morais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) abordou o tema “Articulação Temporomandibular”, seguida da palestra do Dr.Takeo  (Uniube) com o tema “Correlações anatômicas obstétricas”.   Finalizando,  Dr. Cabral (USP) apresentou o tema “Técnicas de ensino em Anatomia”. 

Paralelamente à programação científica, houve espaço para a apresentação de 48 resumos de trabalhos científicos na forma de pôster. Os trabalhos foram devidamente apresentados no terceiro dia de evento por acadêmicos e profissionais da área da saúde interessados na área de Anatomia Humana. 

Eventos regionais como este são de extrema importância acadêmica e científica para os docentes, discentes e profissionais participantes. Espero que as informações apresentadas aqui despertem a atenção e interesse dos leitores das diversas áreas da Saúde e da Ciência.

 

Cumprimentos,

 

Leonardo Augusto Lombardi