Editorial

Em setembro de 2017, o 2017 International Conference: Primum Non Nocere ocorreu no Auditório do Uberaba Apart Hotel em Uberaba-MG, Brasil. O tema principal da conferência foi "Inovação em Microscala". Está bem estabelecido que, para alcançar um desenvolvimento tecnológico robusto (que você pode traduzir de micro para macro escala), precisamos unir criatividade, inovação, pesquisa, trabalho árduo e gerenciamento de negócios. Apenas com todas as características mencionadas previamente, as pessoas podem ter sucesso para tornar uma nova ideia em um produto real.

Considerando que as reuniões científicas são um dos principais locais para que os cientistas apresentem seu novo trabalho aos seus colegas com o objetivo de receber feedback e também encorajar discussões produtivas, o 2017 International Conference: Primum Non Nocere  é  organizado pelo LIPH Science Journal with the partnership of the “Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Hospitalar & Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Universidade Federal do Triângulo Mineiro  (LIPH & LIP-CNPq/UFTM)” em parceria com várias instituições educacionais e empresariais da cidade e região. Durante a Conferência, conseguiu-se congregar profissionais, acadêmicos e pesquisadores de todo o mundo para trocar ideias e experiências de forma interdisciplinar.

O programa científico foi muito valioso. Primeiro, foram apresentados nove pôsteres eletrônicos online ou presenciais. Os tópicos das apresentações foram: (1) Proteína Nix do Músculo Esquelético: Alvo Terapêutico durante Resistência à Insulina Precoce (por Rosa, S.S. et al, Universidade de Manitoba, Canadá); (2) Simvastatina sensibiliza células do glioblastoma para apoptose induzida por Temozolomida através da via de sinalização autofágica (por Shojaei, S., Isfahan University of Medical Sciences, Canadá); (3) Revascularização do miocárdio com ou sem ponte safena sequencial: complicações e comorbidades associadas (por Cabral, G.A.,UFTM); (4) Monitoria acadêmica: contribuições no processo de ensino aprendizagem da disciplina de enfermagem  (por Biano, R.K.C., UFTM); (5) Cateterismo cardíaco pré e pós-operatório em revascularização do miocárdio com ou sem enxerto sequencial (pelo Porto, M.C.C., UFTM); (6) Remoção da prótese de quadril: comparação de casos clínicos (por Santos, V.S., Universidade Federal do Triângulo Mineiro); (7) Triagem de moléculas bioativas contra fungos medicamente importantes (por Cramo, J.L., UFTM); (8) Sketchnoting: desenhando palavras (por Jakuszko, A., Draw the words Company and Catholic University of Lublin, Poland); (9) Primeiros casos da Doença de Creutzfeldt–Jakob notificados em Uberaba, Minas Gerais, Brasil: nota prévia (por Szymaniak, N.P., UFTM).

Em sequência, realizaram-se duas conferências. A Drª. Liudmila Grigorievna Guseva, da Universidade Técnica Estadual Nosov Magnitogorsk (Rússia), falou sobre o "Sistema Zankov de Ensino Fundamental: Lições integradas de Ciência e Arte". Depois, o Sr. José Bento de Oliveira Neto do LIP-CNPq/UFTM (Brasil) falou sobre "Entrepreneuship e a Universidade: motores de desenvolvimento".

Finalmente, Miralda Dias Dourado de Lavor, advogada do Estado de Minas Gerais (Brasil), foi homenageada com o Prêmio Primum Non Nocere. Lavor, apresenta um trabalho social muito relevante que ajuda as famílias envolvidas em processos de divórcio, especialmente aqueles com filhos. O objetivo de seu trabalho é minimizar os conflitos entre os pais e fazer com que crianças e adolescentes não se sintam culpados pelo divórcio dos mesmos. Aproximadamente 200 famílias já se beneficiaram com as ações de Lavor.

Em geral, os relatos apresentados e as Conferências do 2017 International Conference: Primum Non Nocere refletem ampla gama de temas importantes e pesquisas atuais realizadas em todo o mundo e destacam suas perspectivas e futuras direções e discussões. É incomensurável o quão valioso foi essa Conferência para o público presente. Esperamos que as pesquisas apresentadas atinjam a atenção de um grande número de leitores científicos e também que os leitores se sintam interessados em participar da próxima conferência.

 

Cumprimentos,

 

Maria Emília Soares Martins dos Santos